sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

FILME EM CARTAZ: A vida programada por Maria Eduarda

Passei a minha vida tentando acertar. Tudo era tão planejado que, bastava uma pequena mudança que fugisse ao meu controle, para eu movimentar o mundo e fazer que tudo se encaixasse com o roteiro programado por mim. Se eu não conseguisse modificar, ficava extremamente frustrada.

Roteiro... era essa a palavra exata, fazia da minha vida um roteiro de um filme onde eu me achava a Diretora.

Ninguém sabia dirigir o roteiro da minha vida tão bem quanto eu. Não precisava ninguém me orientar, eu era tão segura do meu papel e do papel que os outros deveriam desempenhar no meu filme que, até os coadjuvantes com suas pequenas participações, não podiam cometer erros, se falhassem eram substituídos imediatamente. Afinal, ninguém podia prejudicar o roteiro do meu filme onde eu era a diretora e atriz principal.

Engraçado...eu era a Crítica também, principalmente, do filme dos outros.

-Se fosse comigo, isso não aconteceria. Se acontecer eu despeço atores, atrizes e etc. –falava toda orgulhosa!

Era assim que a minha Crítica interior e exterior funcionavam.

Na realidade, no meu modo de enxergar a vida, ninguém sabia fazer e dirigir um roteiro tão bem como eu. Os outros roteiros e filmes, qual seja, a vida dos outros, eram mal dirigidas, administradas e os Diretores tomavam sempre decisões erradas e soluções completamente diversas das que eu tomaria.

No meu filme, o homem era dirigido pela mulher. A mulher não era só o sexo forte, ela era forte, presente e determinada.

E qual o homem que pensaria em substituir ou mesmo utilizar outra mulher que não fosse Maria Eduarda?

No trabalho, ninguém era mais eficiente!

Na hora de raciocinar, Maria Eduarda era a primeira a dar sua opinião. Afinal, ela era muito inteligente e ninguém, ninguém teria uma solução para o problema melhor do que a solução que ela encontrou.

Ela se sentia a mais tudo!

Ocorre que, bastou um mínimo descuido...E, as cortinas se abriram e as máscaras caíram.

É... Maria Eduarda sabia de tudo, pena que ela não era um aparelho de Raio X, não tinha o poder de enxergar através da mente e do coração das pessoas. E, coração dos outros é terra que ninguém pisa. Pena que ela não tinha a máquina do tempo para prever o futuro. E, o futuro a Deus pertence.

Assim, quando as cortinas se abriram e as máscaras caíram, Maria Eduarda teve que mudar o nome do seu filme para:

“A navegadora sem bússola”

Ficou desorientada. Percebeu que não tinha o poder de programar toda a sua vida nos mínimos detalhes, sem que algo fugisse, involuntariamente, ao seu controle, pois o destino vai delineando sorrateiramente os rumos de nossas vidas sem que, muitas vezes, tenhamos qualquer possibilidade de interferir nos seus desígnios.

Mera ignorância acharmos que somos o senhor do nosso destino!

Mera ingenuidade acreditar que temos o poder de modificar o nosso destino!

E se eu fizer assim?

Se eu tivesse feito diferente as coisas teriam ocorrido de outra forma.

“Se”, não existe e nem existiria.

O momento que você já viveu e o que você está vivendo agora, são obras do destino, determinado por Deus, ou para quem não acredita em divindades: “obra do acaso”.

Seja lá como for, quem rege nossas vidas não somos nós. Podemos até tentar programar, mas nunca achar que temos o poder de mudar o curso de tudo o que nela vai ocorrer.

Este fenômeno que dá e toma, que ora nos oferece o riso e ora as lágrimas, que determina quem serão os atores, atrizes e coadjuvantes é o destino. É ele o Diretor e Roteirista do filme de nossas vidas. É o destino que escolhe que títulos e roteiros terão os filmes que serão lançados no cinema de nossas vidas.

O Destino subiu no palco e anunciou:

-O Oscar de melhor filme vai para.... Maria Eduarda! Com o filme:

“Senhor, dá-me forças para aceitar aquilo que eu não puder modificar”.

4 comentários:

  1. Oi, Rita. Conheci teu blog através do dihitt e adorei teus textos. Existem muitas Marias Eduardas, que vivem uma vida planejada e deixam de viver muita coisa boa. Às vezes o inesperado é bem melhor que o planejado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana teu blog, Rita.

    Adorei seus textos.

    Beijinhos, até mais.


    ( http://saulolopes.blogspot.com )

    ResponderExcluir
  3. Somente a maturidade faz enxergar a pequenez que somos e que de nossa vida não somos donos. Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Rita!

    Interessante. Desde ontem à noite estive pensando sobre o ato de críticar. O pensamento me veio à mente depois de ver um cena do filme "Mr. Bean viaja de férias". Quem diria, um filme de comédia fazendo-me refletir em coisas profundas...

    A cena foi rápida. Mostrava um grupo de atores comendo lanche, enquanto outros refaziam a maquiagem e outras coisinhas na pause do filme.

    Imaginei o universo que é a produção de um filme, principalmente os que envolve muita gente, guarda-roupa cenários, etc.

    É complexo demais para depois, quando o filme está na tela, um crítico, de sua poltrona confortável dizer: - não gostei.

    Ou mesmo incluir 2 estrelinhas na editoria do jornal que trás os filmes da semana.

    Enfim... pensamento vago que pretendo incluir em post futuro, quando (e se ocorrer) ele (pensamento) estiver mais fundamentado.

    Abraçossssss

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin