sexta-feira, 20 de março de 2009

INVEJA, LIVRE-ME DESTE MAL

Esperou que Júlia saísse do quarto, enfiou a mão na bolsa, pegou o batom vermelho, passou levemente no peito do vestido, não obteve o resultado que pretendia, esfregou mais um pouco, retirou o lenço de papel da bolsa e apertou para retirar o excesso.

-Pronto, agora sim, ficou do jeito que eu queria.

Escutou o barulho da porta, sentou e começou a folhear uma revista que estava sobre a cama.

Júlia entrou no quarto, vestiu-se e só então percebeu a mancha de batom.

-O que é isso? Como eu não vi essa mancha?

-Deve ter sido quando você experimentou o vestido na loja. - comentou Denise.

Júlia abriu o guarda-roupa e começou a procurar outro vestido. Pegou um vestido de seda vermelho, vestiu-se rapidamente, enquanto era observada pela amiga que não tirava os olhos de Júlia.

Antes tivesse deixado ela ir com o vestido branco, pelo menos não chamaria tanto a atenção quanto o vermelho. -pensou Denise.

Denise era inteligente e mais bonita do que Júlia, por isso não aceitava a idéia de Júlia namorar o rapaz mais bonito da faculdade, nem tão pouco, o fato de ocupar o cargo o qual Denise almejara o tempo todo.

Não era a primeira vez que Denise tentava prejudicar Júlia. Tinha tanta inveja da amiga que tentou prejudica-la por diversas vezes. Fez de tudo para impedir a promoção de Júlia no trabalho, passou um trote para o namorado de Júlia inventando mentiras escabrosas. Contudo, parecia que Júlia era protegida por alguma força que vinha dela ou de alguma divindade, eis que, todas as tentativas haviam sido frustradas. E, a cada frustração, mais revolta e novo plano era maquinado por Denise na tentativa de ver a derrota da amiga.

-------x---------

A inveja se caracteriza pela infelicidade que atinge determinadas pessoas ao presenciarem a felicidade de outros, somada a necessidade de obter para si aquilo que o outro conseguiu.

Existe o invejoso capaz e o incapaz.

O invejoso capaz é aquele que tem competência, pode e costuma adquirir tudo o que o outro tem e que tornou-se produto da inveja. Ainda que não necessite e nem goste do produto da inveja, ele não se satisfaz enquanto não consegue obter aquilo que ele desejou.

O invejoso incapaz é aquele que por falta de capacidade material ou intelectual, não consegue obter aquilo que deseja e o outro tem.

Não podemos considerar invejoso ou invejosa aquela pessoa que gostou e até adquiriu um objeto igual ao que a outra tem; é normal, o que não é normal é se interessar por tudo ou quase tudo que os outros têm.

A Inveja denominada olho gordo, seria aquela que, o simples fato da pessoa ter inveja ou colocar os olhos sobre algo que pertence ao outro, ainda que ela não movesse uma palha, produziria uma carga de energia negativa capaz de destruir aquilo que tornou-se objeto de desejo da pessoa invejosa. Há quem acredite que deixou de obter determinados bens, uma oportunidade, um amor e etc. porque um invejoso colocou “olho gordo” na sua vida.

Conclusão, seja a inveja do capaz do incapaz ou proveniente de “olho gordo”, ela sempre prejudica. O melhor é ficar atento para não sermos vítimas de pessoas invejosas.

Evite pessoas que estão sempre insatisfeitas com o progresso ou sucesso dos outros, ou aquelas que estão sempre querendo para si coisas exatamente iguais as que os outros possuem.

Quanto a inveja do “olho gordo” ou “seca pimenteira”, se ela existe ou não, não podemos afirmar. Na dúvida, melhor é a prevenção. Faça uma oração, mantenha sua mente sempre positiva e procure não comentar os seus planos e sucessos com ninguém.
Se você for daquelas pessoas que têm uma necessidade extrema de dividir suas conquistas e alegrias com alguém, escolha pessoas de sua inteira confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin