quinta-feira, 8 de julho de 2010

Apenas um sonho ou Premonição

Resolvi discorrer sobre esse assunto após receber dúvidas de diversos leitores e leitoras descrevendo os seus sonhos e querendo saber se era um sonho ou uma premonição.
Para afirmar se houve uma premonição através de um sonho não é tão simples assim.
Cumpre observar que, o nosso subconsciente capta tudo que ocorre a nossa volta e em nosso cotidiano. Assim, os filmes, notícias, conversas e outras situações que ocorrem conosco durante o dia e que, as vezes, passam despercebidos pelo o nosso consciente, o subconsciente grava.
Os sonhos são uma compilação de nossas suposições, preocupações e fatos reais que ocorreram somados ao surreal da nossa imaginação.
Por exemplo, você pode sonhar que uma pessoa conhecida faleceu, simplesmente, por ter visto um filme onde o ator ou atriz morreu. O seu subconsciente guardou o fato e misturou a morte do personagem do filme com a pessoa que você conhecia.
Suponhamos ainda que, você conheça alguém que está muito doente, você sonha que esta pessoa faleceu e no dia seguinte ou alguns dias depois você recebe a noticia do falecimento desta pessoa. Isto não configura uma premonição, eis que, se alguém está muito mal, há grandes chances desta pessoa vir a falecer.
Uma das leitoras que apresentou uma dúvida sobre premonição, descreve o seguinte sonho (os nomes são fictícios):
“Sonhei que estava correndo pra encontrar meus 3 amigos: Diogo, Igor e Taíssa. Eles gritavam: Corre Mariana que ainda dá tempo! Mas quando eu cheguei o Diogo tinha morrido e o Igor e a Taissa choravam muito. Eu gritei e me joguei no chão, chovia muito, ai eu segurei o pulso do Diogo tentei faze-lo voltar, mas ele não respondia. Então eu gritei e acordei com o meu grito... Parecia que nem o Igor e nem a Taissa podiam salvá-lo, só eu e, eu não consegui...
Eu fiquei assustada com o sonho e contei para Taissa. Ela achou que não fazia sentido algum. Semanas depois a Taissa começou a namorar o Igor e a gente descobriu que o Diogo era apaixonado por ela. O Diogo sofreu muito”.
Analisando este sonho, suponhamos que: Mariana já desconfiasse, consciente ou inconscientemente, através do convívio entre os amigos que, Diogo gostava de Taissa e notava que Taissa só gostava de Diogo como amigo, mas tinha interesse em Igor. E, no fundo, percebia o interesse que Igor também demonstrava por Taissa.
O subconsciente de Mariana ainda não sabia qual seria o desfecho desta história. Assim o subconsciente junta as informações que ele já têm através das suposições de Mariana, soma com outros fatos ocorridos no cotidiano e que nada tem a ver com a história e, Mariana acaba tendo um sonho que, embora surreal, mostra Taissa e Igor juntos e Diogo sofrendo. Ao separarmos o surreal, analisando em detalhes o relacionamento entre os amigos, concluímos que o sonho tinha todas as chances de tornar-se realidade, qual seja, Taissa namorar Igor e Diogo sofrer. Este não é um sonho premonitório.
No sonho premonitório o seu subconsciente e o consciente não têm nenhuma informação ou visão anterior, não existem suposições ou dicas, seja no real ou imaginário. O fato é totalmente desconhecido. Por isso, é preciso estar atento. O fato de um sonho tornar-se realidade, não implica que ele tenha sido uma premonição se você já tiver um conjunto de informações no seu subconsciente que tem tudo para tornar-se realidade ou, mesmo que não se torne, pela quantidade de informações armazenadas, tinha grandes chances de tornar-se.
Portanto, ao ter um sonho, antes de achar que ele foi ou será premonitório, analise o conjunto de informações que você tem a respeito da história, os fatos ocorridos na realidade, filmes, notícias. Enfim, tudo o que você ouviu, viu e viveu antes do sonho, para ter a certeza de que o seu subconsciente não está lhe pregando uma peça e trata-se apenas de um sonho e não de uma premonição.

11 comentários:

  1. eu achei mto enteresante porque a minha mãe tem premoniçoes eu acho q eu tambem vou ter quando eu creser!!

    ResponderExcluir
  2. oiii eu tenho varios sonhos esquisitos
    tem 1 menino na minha cidade q estava com leocemia e estava mto mal...ele tinha 4 anos...tds da cidade estavam orando por ele...
    ai do sabado pro domingo sonhei q 1 amiga da minha mae morreu ae eu vi ela e ela morreu d novo...morreu 2 vezes..ae depis eu estava num lugar parecia 1 hospital e 1 mulher chorava muito falando q ia realizar a mena (eu nao me lembro muito bem da palavra)ou mesla sei lah...no menino e no sonho essa palavra significava a eutanasia, e no sonho essa mulher era a mae do menino ... aee eu dizia nao nao pode...tem q ser naturalmente nao pode fazer a eutanasia nele...
    acordei cedo qbradaaaa cansada com aperto no coração angustia 1 sensação horrivel...e era domingo eu sempre acordo tarde mais eu simplesmente acordei e ainda pensei em ir a missa mas depois voltei a dormir..qndo acordei novamente fui pro computador e no facebook mts pessoa estavam dizendo q ele havia morrido...nossa eu fiquei assustada pois havia sonhado com isso...ae qndo foi ontem terça feira recebi 1 email do pai dele (pois o pai dele mandava 1 email d cada dia q passava no hospital pra tds as pessoas q ele conhecia e as pessoas iam repassando e minha tia me repassava) o pai dele disse q 1 hr da madruga de domingo o nivel d oxigenio dele baixou e eles fizeram d td pra reanimar ai qndo foi 2 hrs da madruga baixou d novo e ele morreu! nossa eu logo pensei em meu sonho d q a amiga da minha mae morreu 2 vezes...

    teve outro sonho em q eu estava numa festa e tinha 1 casal d irmaos amigos meus eles estavam tristes na festa eu perguntei pq eles nao quiseram responder deois eu estava numa escola abrindo caras q tinham corações d chocolate aee tinha 1 homem q era mto bom era cm se fosse 1 super heroi ele foi sai da escola correndo e bem na hr q ele tava saindo 1 bandido tava atirando e o tiro pegou bem na testa dele ae eu falei ''nossa se ele tivesse esperado 2 segundinhos nao teria pegado nele '' e fui olhar ele e falei '' nossa da pra ver do outro lado o buraco do tiro na testa dele'' ai eu acordei...
    ae axo 1 ou 2 dias dpois a mae desses meus amigos (casal d iraos) sofreu 1 avc derrame cerebral..., pensei logo no sonho em q vi eles tristes e depois o homem com tiro na cabeça(q pode representar o avc)...
    vc acha q é PREMONIÇÃO OU SONHO... SE FOR SONHO SÃO COINCIDENCIAS SIGNIFICATIVAS VAMOS ADMITIR...
    jah sonhei varias vezes com Jesus e com Deus tbm...depois posto aqui
    lorena

    ResponderExcluir
  3. Lorena,

    Acredito nos teus sonhos pelos detalhes que ocorrem neles. Não são apenas sonhos, são premonições. Procure ler livros sobre o assunto para se aprofundar mais e saber como lidar com essas premonições. E, continue postando seus sonhos premonitórios aqui.
    Abços,
    Rita Maria

    ResponderExcluir
  4. Olá, me chamo Glauco, Desde cerca de meus 11 (hoje com 23)anos tenho sonhos que se concretizam meses ou anos na frente. Alguns ricos em detalhes como "eu estar lavando uma panela de pressão em um tanque de lavar roupas olhando um coco (específico) em um coqueiro" - sonhei com isso eu tinha uns 12 anos e morava no Rio de Janeiro, o sonho foi acontecer quando eu tinha 18 anos e estava morando em Natal RN, exatamente igual ao sonho. E ocorreu por motivos alheios as decisões que tomei, não foi minha decisão de entupir a pia e ser obrigado a lavar a panela no tanque entende?
    Outro sonho foi mais uma cena completa, sonhei que falava com minha mãe enquanto ela usava o computador eu fui avisar que iria sair, e logo após decia as escadas pegava minha camisa roxa e seguia por uma determinada rua (caminho) e quando de fato aconteceu me lembrei de imediato do sonho e ate tentei mudá-lo pois não deci a escada no mesmo "instante" que no sonho e peguei uma camisa de outra cor para sair.

    No geral já tive muitos sonhos que se realizaram cerca de uns 15 aprox, sendo que no último chamei minha mãe e irmão para compartilhar pois acordei com a sensação de que iria acontecer só não sabia quando, e disse para eles lembrarem pois quando acontecesse eles serviriam de testemunhas, já que nunca levaram a sério quando eu comentava dos sonhos.

    Gostaria de saber o que você pode me dizer sobre como melhorar estes sonhos, para que eu possa tê-los com mais frequência e aprender a controlar isso.

    Segue meu e-mail de contato: saggesouza@hotmail.com

    Aguardo ansioso sua opinião.

    Atenciosamente
    Glauco.

    ResponderExcluir
  5. Glauco,

    Peço desculpas pelo fato de responder aqui a sua pergunta, eis que, não envio respostas por email para manter a privacidade do meu email.
    Quanto as suas dúvidas:
    Pude constatar que os seus sonhos são, realmente, premonitórios.
    Contudo, não existe um método para ter os sonhos com mais frequencia. Eles são premonição e só ocorrerão espontâneamente. Entretanto, aconselho que você procure livros de bons autores que falem sobre o tema para que você aprenda a interpretar esses sonhos.A interpretação pode servir para você evitar ou deixar acontecer determinados fatos na vida real.
    Por exemplo:
    -O sonho do coqueiro era uma premonição para te avisar que você ia mudar de Estado, ou seja, do Rio para Natal;
    -O sonho da camisa: o fato de você lembrar do sonho e, por isto,trocar de camisa. O tempo que você levou para trocar de camisa pode ter evitado que você encontrasse alguém no caminho que poderia ter sido um encontro ruim ou bom para você.
    Compre os livros e estude bastante. É a melhor forma de aprender a lidar com esses fenômenos.
    Abços,
    Rita Maria

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    Tenho tido alguns sonhos, esporadicamente, que se distinguem pela intensidade com que os sinto.

    Em primeiro lugar, quando tenho estes sonhos existe um factor que é curioso: é como se fosse espectadora do meu próprio sonho. Vejo-me em situações como se fosse o meu espírito a assistir...

    Em segundo lugar, a intensidade das emoções que me são transmitidas são de uma dimensão indescritível. Totalmente diferentes dos "outros" sonhos. Por exemplo, se alguém me abraçar no sonho, eu sinto-o como se estivesse acordada e isso estivesse mesmo a acontecer.

    Não sei o que hei-de fazer para ter a certeza e saber distinguir os sonhos normais, daqueles que poderão ser premonitórios.

    Gostaria, então, de saber a sua opinião.

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  7. oi, eu tive um sonho há um mês atrás que era assim de noite eu no ponto de ônibus saindo da faculdade pra vim embora quando de repente vem um carro preto eu não sei o que acontece o carro capota e eu fico apavorada, eu me lembro de ver o sangue escorrer no rosto do rapaz, e ele olhando pra mim e o que torna esse sonho mais esquisito é eu me lembro que o rapaz usava blusa preta, calça jeans e acho que um tênis preto ou marrom, lembro da musica que ele tocava no carro antes de capotar e que o farol era azul.
    Gostaria de saber como é isso, o que é isso.
    Lembro que os olhos dele brilhava antes do acidente, e o pior que esse sonho vem se repetindo cada vez mais e ás vezes do nada eu fazendo qualquer coisa vem a imagem desse acidente.
    Eu sei que nunca vi esse rapaz antes mas pelo olhar dele no sonho acho que sei lá era como se eu conhecesse ele de outra época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paola,

      Pelo seu relato, pode ser uma premonição. Evite pegar carona em um carro preto que tenha como motorista alguém parecido com o rapaz do seu sonho. Esse sonho também pode estar te preparando para você socorrer o rapaz. Mas, tente não se impressionar, eis que, nosso inconsciente nos prega muitas peças e, às vezes, junta pedacinhos de fatos que ocorreram ou assistimos em nossa vida como: filmes, pessoas, noticias etc. O subconsciente vai montando esses acontecimentos como peças de um quebra-cabeças. Daí ficamos achando que nunca vimos aquela pessoa ou aquela situação e, na realidade, tratam-se apenas de fragmentos montados pelo nosso inconsciente da forma que ele percebe.

      Abs.,

      Rita Maria

      Excluir
  8. O meu nome é Viral,

    Eu gostava que me tirasse uma duvida que me perturba muito.


    Eu ha dias sonhei que um homem,vestido de roupa branca,disse para eu escolher uma carta..

    E nessa carta estava a dizer que eu ia morrer com 36 anos.

    (Dias antes de ter este sonho estava a pensar se eu morresse)

    Agora queria saber se este sonho quer dizer que vá morrer com 36 anos , ou pode ser um sonho premonitorio ou um sonho fantasia..

    espero que me possa ajudar,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,
      Peço desculpas pela demora na resposta.
      Fique tranquilo! Não é um sonho premonitório não. Todas as vezes que estamos preocupados com alguma coisa, pensamos ou fantasiamos algo da nossa vida, o nosso subconsciente guarda e, depois, externa em nossos sonhos, as vezes de forma tão perfeita e rica de detalhes que nos faz pensar ser um sonho premonitório.
      Como você mesmo disse, dias antes você estava pensando na sua morte. O subconsciente guardou e externou através desse sonho que você teve. Portanto, não se preocupe, seu sonho foi apenas um sonho sem qualquer indício de premonição.
      Abços.
      Rita Maria

      Excluir
  9. O meu nome é Viral,

    Eu gostava que me tirasse uma duvida que me perturba muito.


    Eu ha dias sonhei que um homem,vestido de roupa branca,disse para eu escolher uma carta..

    E nessa carta estava a dizer que eu ia morrer com 36 anos.

    (Dias antes de ter este sonho estava a pensar se eu morresse)

    Agora queria saber se este sonho quer dizer que vá morrer com 36 anos , ou pode ser um sonho premonitorio ou um sonho fantasia..

    espero que me possa ajudar,obrigado.

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin